quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Após dez anos, Galo vive a expectativa de voltar a disputar uma Libertadores

A quinta posição no Campeonato Brasileiro de 2009 faz a torcida do Atlético-MG sonhar alto. Com 44 pontos, mesmo número que o quarto colocado Internacional, mas com uma vitória a menos (13 a 12 a favor dos gaúchos), o Galo ainda está na luta para conquistar seu segundo título nacional (foi campeão em 1971). Contudo, caso não levante a taça, o fato de terminar a competição dentro do G-4 já representará muito para os atleticanos. Afinal, um lugar entre os quatro primeiros do Brasileirão marcará o reencontro do Galo com a Taça Libertadores da América após dez anos sem disputar o cobiçado torneio continental.

Confira a classificação e os jogos do Brasileirão 2009 A última vez que a equipe atleticana jogou a Libertadores foi no ano de 2000. Classificado por ter sido vice-campeão brasileiro em 1999, quando perdeu a final para o Corinthians, o Atlético-MG de Marques, Guilherme, Gilberto Silva e Velloso fez uma boa campanha no torneio sul-americano. Sob o comando do técnico Márcio Araújo, o time se qualificou à fase de mata-mata como segundo colocado do Grupo 8, com nove pontos. O vencedor da chave foi o Bolivar, da Bolívia, que somou dez. Os eliminados Bella Vista, do Uruguai, e Cobreloa, do Chile, completaram o grupo atleticano em 2000. Nas oitavas de final, o Galo enfrentou dois jogos dramáticos contra o Atlético-PR. Na ida, em Belo Horizonte, vitória dos mineiros por 1 a 0, gol do atacante Guilherme. Na volta, os rubro-negros fizeram 2 a 1, em Curitiba, e levaram a disputa para os pênaltis. Após muita tensão, o Atlético-MG saiu vencedor por 5 a 4 e se classificou à etapa seguinte .

- Era um elenco qualificado. Tinha Marques, Guilherme, Ramon, Gilberto Silva... Aquele grupo vinha jogando junto há bastante tempo, tinha um bom conjunto, um ótimo goleiro (Velloso) e bons valores na bola parada. Era uma equipe quase completa - lembrou o técnico Márcio Araújo, hoje no
Figueirense.
O Corinthians seria o adversário do Galo nas quartas de final. No jogo de ida, empate de 1 a 1, em Belo Horizonte. A despedida atleticana da Libertadores de 2000 viria no jogo de volta, no dia 23 de maio, na capital paulista, quando os corintianos venceram por 2 a 1 e eliminaram os mineiros da competição.

- Fizemos um trabalho muito legal. Pegamos o Corinthians e foram dois jogos muito bons. O que fez a diferença foi o jogo de ida, em Minas, em que a atuação do árbitro (Luciano Almeida) foi bem complicada. Deixou de marcar pênaltis, deixou de mostrar cartões. Foi uma arbitragem horrível - completou o ex-técnico atleticano.

O time-base do Galo na Libertadores de 2000 foi o seguinte: Velloso; Bruno, Gilberto Silva, Cláudio Caçapa e Ronildo; Gallo, Cleison, Lincoln e Ramon; Marques e Guilherme.

Campanhas irregulares na década atual afastaram o Galo da Libertadores Depois da participação em 2000, o Atlético-MG iniciou um jejum que já dura nove anos sem disputar uma Libertadores. Dos 12 clubes de maior torcida do país, somente o
Botafogo está há mais tempo sem participar da competição sul-americana (a última aparição dos alvinegros cariocas aconteceu em 1996). Com campanhas irregulares nos últimos anos, o Galo foi se afastando da Libertadores. No Brasileirão, os melhores desempenhos do Atlético-MG na década atual aconteceram em 2001 (quarto colocado) e 2002 (sexto colocado), mas não foram suficientes para garantir o retorno do clube ao torneio continental.

A 19ª colocação em 2004 foi um sinal do mau momento que começou a ser vivido pelos atleticanos, que teria seu ápice em 2005, com o 20º lugar e o consequente rebaixamento à
Série B. Na volta à elite, em 2007, o time terminou em oitavo e não alcançou a vaga à Libertadores. No ano passado, o Galo foi o 12º lugar e também não atingiu o objetivo. A Copa do Brasil, que classifica o campeão à Libertadores, também não tem trazido boas recordações ao time mineiro. Portanto, o caminho mais próximo passa a ser o G-4 em 2009. Agora, está nos pés de Diego Tardelli, Eder Luis e cia. a missão de fazer o Galo forte e vingador emplacar sua volta em grande estilo à competição mais importante do futebol das Américas no ano que vem.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário