quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Após dez anos, Galo vive a expectativa de voltar a disputar uma Libertadores

A quinta posição no Campeonato Brasileiro de 2009 faz a torcida do Atlético-MG sonhar alto. Com 44 pontos, mesmo número que o quarto colocado Internacional, mas com uma vitória a menos (13 a 12 a favor dos gaúchos), o Galo ainda está na luta para conquistar seu segundo título nacional (foi campeão em 1971). Contudo, caso não levante a taça, o fato de terminar a competição dentro do G-4 já representará muito para os atleticanos. Afinal, um lugar entre os quatro primeiros do Brasileirão marcará o reencontro do Galo com a Taça Libertadores da América após dez anos sem disputar o cobiçado torneio continental.

Confira a classificação e os jogos do Brasileirão 2009 A última vez que a equipe atleticana jogou a Libertadores foi no ano de 2000. Classificado por ter sido vice-campeão brasileiro em 1999, quando perdeu a final para o Corinthians, o Atlético-MG de Marques, Guilherme, Gilberto Silva e Velloso fez uma boa campanha no torneio sul-americano. Sob o comando do técnico Márcio Araújo, o time se qualificou à fase de mata-mata como segundo colocado do Grupo 8, com nove pontos. O vencedor da chave foi o Bolivar, da Bolívia, que somou dez. Os eliminados Bella Vista, do Uruguai, e Cobreloa, do Chile, completaram o grupo atleticano em 2000. Nas oitavas de final, o Galo enfrentou dois jogos dramáticos contra o Atlético-PR. Na ida, em Belo Horizonte, vitória dos mineiros por 1 a 0, gol do atacante Guilherme. Na volta, os rubro-negros fizeram 2 a 1, em Curitiba, e levaram a disputa para os pênaltis. Após muita tensão, o Atlético-MG saiu vencedor por 5 a 4 e se classificou à etapa seguinte .

- Era um elenco qualificado. Tinha Marques, Guilherme, Ramon, Gilberto Silva... Aquele grupo vinha jogando junto há bastante tempo, tinha um bom conjunto, um ótimo goleiro (Velloso) e bons valores na bola parada. Era uma equipe quase completa - lembrou o técnico Márcio Araújo, hoje no
Figueirense.
O Corinthians seria o adversário do Galo nas quartas de final. No jogo de ida, empate de 1 a 1, em Belo Horizonte. A despedida atleticana da Libertadores de 2000 viria no jogo de volta, no dia 23 de maio, na capital paulista, quando os corintianos venceram por 2 a 1 e eliminaram os mineiros da competição.

- Fizemos um trabalho muito legal. Pegamos o Corinthians e foram dois jogos muito bons. O que fez a diferença foi o jogo de ida, em Minas, em que a atuação do árbitro (Luciano Almeida) foi bem complicada. Deixou de marcar pênaltis, deixou de mostrar cartões. Foi uma arbitragem horrível - completou o ex-técnico atleticano.

O time-base do Galo na Libertadores de 2000 foi o seguinte: Velloso; Bruno, Gilberto Silva, Cláudio Caçapa e Ronildo; Gallo, Cleison, Lincoln e Ramon; Marques e Guilherme.

Campanhas irregulares na década atual afastaram o Galo da Libertadores Depois da participação em 2000, o Atlético-MG iniciou um jejum que já dura nove anos sem disputar uma Libertadores. Dos 12 clubes de maior torcida do país, somente o
Botafogo está há mais tempo sem participar da competição sul-americana (a última aparição dos alvinegros cariocas aconteceu em 1996). Com campanhas irregulares nos últimos anos, o Galo foi se afastando da Libertadores. No Brasileirão, os melhores desempenhos do Atlético-MG na década atual aconteceram em 2001 (quarto colocado) e 2002 (sexto colocado), mas não foram suficientes para garantir o retorno do clube ao torneio continental.

A 19ª colocação em 2004 foi um sinal do mau momento que começou a ser vivido pelos atleticanos, que teria seu ápice em 2005, com o 20º lugar e o consequente rebaixamento à
Série B. Na volta à elite, em 2007, o time terminou em oitavo e não alcançou a vaga à Libertadores. No ano passado, o Galo foi o 12º lugar e também não atingiu o objetivo. A Copa do Brasil, que classifica o campeão à Libertadores, também não tem trazido boas recordações ao time mineiro. Portanto, o caminho mais próximo passa a ser o G-4 em 2009. Agora, está nos pés de Diego Tardelli, Eder Luis e cia. a missão de fazer o Galo forte e vingador emplacar sua volta em grande estilo à competição mais importante do futebol das Américas no ano que vem.

Fonte: Globo Esporte

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cruzeiro é melhor brasileiro do século XX, diz pesquisa

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou, nesta sexta-feira, um levantamento apontando os melhores times da América do Sul no Século XX. Entre eles, o Cruzeiro aparece como o melhor brasileiro, na sétima colocação da lista, que é liderada pelo Peñarol, do Uruguai.

Para definir a pontuação, o desempenho nas principais competições sul-americanas foi analisado pela IFFHS, que estabeleceu pontuações diferentes entre os casos. Além da Copa Libertadores, Supercopa e Recopa Sul-Americana, foram consideradas também competições como Copa dos Campeões, vencida pelo Vasco, em 1948, e Copa Conmebol, da qual Santos, São Paulo, Atlético-MG e Botafogo foram campeões.

Argentinos e uruguaios dominam o ranking, que conta com três brasileiros entre os dez melhores. Logo abaixo do Cruzeiro, bicampeão da Copa Libertadores e sétimo colocado, aparece o São Paulo, três vezes vencedor da competição. Palmeiras e Flamengo, vencedores também da Copa Mercosul, aparecem na décima e 11ª colocação, respectivamente.

A lista ainda conta com equipes com pouca tradição em competições continentais, mas que alcançaram pontuação. É o caso do CSA-AL, na 52ª posição; do Sampaio Corrêa-MA e São Raimundo-AM, ambos no 56º lugar; e Bragantino, 89º; entre outros.

Confira o ranking dos melhores sul-americanos do século:XX

1° - Peñarol (Uruguai)
2° - Independiente (Argentina)
3° - Nacional (Uruguai)
4° - River Plate (Argentina)
5° - Olímpia (Paraguaio)
6° - Boca Juniors (Argentina)
7° - Cruzeiro (Brasil)
8° - São Paulo (Brasil)

9° - América (Colômbia)
10° - Palmeiras (Brasil)
11° - Flamengo
14° - Grêmio
16° - Santos
19° - Vasco da Gama
22° - Atlético-MG
31° - Corinthians
31° - Internacional
37° - Botafogo
52° - CSA-AL
54° - Bahia
56° - Sampaio Corrêa
56° - São Raimundo
72° - Criciúma
72° - Vitória
72° - Paraná Clube
89° - Bragantino


Fonte: Terra